quinta-feira, 23 de abril de 2009

Ishiruji...



Sempre quis saber de onde vinha meu sobrenome e o significado dele, mas era algo que ninguém soube me explicar de forma muito convincente. Em minha primeira aventura em SP, uma tia conseguiu sanar minhas dúvidas.

Ishiruji na verdade é o sobrenome de minha avó. Quando ela veio para o Brasil, em busca de condições que o Japão já não podia oferecer, era preciso um número grande de pessoas da mesma familia vindo para cá, e então meu avô abdicou de seu sobrenome, uma vez que minha avó vinha com mais irmãos. Aqui ela trabalhou na lavoura, teve 11 filhos e batalhou um bocado, coisa que pode ser notada pelas marcas do tempo em seu corpo.

Minha tia conta que no Japão, a familia Ishiruji é muito respeitada, pois é de uma linhagem de monges, e inclusive temos um tempo com nosso nome lá. O sobrenome de meu avô (que não me lembro) já é algo bem comum, mais "povão" mesmo.

Nem todos os membros da família tem esse sobrenome. O kanji do meu nome pode ser lido de duas formas: Ishiruji e Ishido, e a segunda opção foi a mais interpretada pelos japoneses que estavam aqui antes de minha avó, e muitos foram batizados assim. De Ishido pra cá e Ishido pra lá, por ironia do destino, durante anos eu acabei sendo o único Ishiruji neto e homem da família, uma vez que todas minhas tias perderam o sobrenome ao casarem e meus tios Ishiruji´s só geraram mulheres. Hoje um tio de sobrenome Ishiruji já teve 2 filhos homens, para meu alivio, e então a familia Ishiruji no Brasil ainda vai continuar mais uma geração (assim eu espero).

Hoje, aos 92 anos, a mais antiga Ishiruji no Brasil faleceu, depois de mais de um mês no hospital cuidando de uma queda que trouxe complicações.




Nenhum comentário: