domingo, 29 de março de 2009

Salvador (sem palavras)

Salvador está de aniversário, comemorando seus 460 anos, e um "alguém" me disse pra escrever algo para ela aqui.

Difícil viu?

Já escrevi e apaguei, pensei, organizei, abri fotos, escritos... enfim...

Vim conhecer essa terra ao acaso. Em uma breve passagem, comecei a escrever uma inesperada história de amor com esse lugar.

Salvador tem um clima que me é muito familiar. Eu sou feito para o calor, o suor, a pouca roupa e a bebida gelada. As praias são de uma beleza (sem palavras), e que só me recordo de coisa parecida na minha breve infância em Fernando de Noronha. Águas transparentes, daquelas em que você observa peixes passando, bordadas por aquele horizonte (sem palavras). As pessoas, além da beleza gerada da mistura que só essa terra é capaz de produzir, são na sua maioria, extremamente receptivas.

Existe uma pobreza que não se mascara. Um perigo que não se combate. Uma insegurança que não passa. Como em todo e qualquer lugar do mundo.

A diferença é que aqui se dispõe de um modo de vida temperado. O povo possui uma cultura impressionante. A culinária é (sem palavras). Existe uma religiosidade curiosa, que não me arrisco palpitar para não falar besteira. Ainda irei ver mais de perto. A dança que me enche os olhos, e sei que ainda vou fazer muitos cursos por lá.

Mas o mais engraçado disso tudo, é que nada disso realmente importa. Sim. Minha relação com Salvador só é assim porque, durante todo o meu período em contato com a terra, foi também em contato com uma pele que contrasta com a minha, assim como o céu azul que contrasta com uns olhos cor de mel. Passear pela cidade sem ouvir uma voz cantando não teria a mesma graça. As praias por só não me fariam sorrir, e nem teria graça comer acarajé sozinho. Dizem que na Bahia tudo é devagar, e graças aos Orixás, é mesmo. Não seria justo que a vida por aqui passasse voando; sem poder bater uma foto no elevador, sem dar tempo para um café da manhã com cuscuz e ovos, sem uma tarde de pernas para o ar. Aqueles que usam isso como uma critica, são aqueles que não se permitem usufruir dos segundos. Porque as coisas boas da vida vem e passam assim, em cada segundo. Um olhar em meio a multidão, em um carinho escondido, uma risada. Uma abraço, um beijo, vida longa para essa terra que produz essa magia chamada amor.

"...Você... o meu ponto de referência nessa cidade"

3 comentários:

Anônimo disse...

Coisa mais linda gente esse post!!! coisa mais linda esta relação!!! Vcs são lindossssssssssss

Enjoei Glam disse...

Nunca tive a oportunidade de ir a Salvador, mas tenho muita vontade de conhecer. Quem sabe, em breve. Espero.

Boa semana!
Lu

Bokapiu disse...

Tem post novo no Boka, pq nao vai lá?